Riad | Capital da Arábia Saudita
Riad é a capital e a cidade mais populosa da Arábia Saudita, a aproximadamente 790 km a nordeste de Meca. É também a capital da província de Riyadh e pertence às regiões históricas de Najd e Al-Yamama. Ele está situado no centro da Península Arábica, em um grande planalto e abriga mais de seis milhões de pessoas.
A cidade é dividida em 15 distritos municipais chefiados pelo prefeito de Riad, e a Autoridade de Desenvolvimento de Riad, que é presidida pelo governador da província, Faisal bin Bandar Al Saud. O atual prefeito é Ibrahim Mohammed Al-Sultan. Riad foi designada como uma cidade global.
Durante a era pré-islâmica, a cidade no local da moderna Riad foi chamada de Hajr (árabe: حجر), e teria sido fundada pela tribo de Banu Hanifa. Hajr serviu como a capital da província de Al-Yamamah, cujos governadores foram responsáveis pela maior parte da Arábia central e oriental durante as eras omíada e abássida. Al-Yamamah se separou do Império Abássida em 866 e a área ficou sob o domínio dos ukhaydhiritas, que mudaram a capital de Hajr para a vizinha Al-Kharj. A cidade então entrou em um longo período de declínio. No século 14, o viajante norte-africano Ibn Battuta escreveu sobre sua visita a Hajr, descrevendo-a como "a principal cidade de Al-Yamamah, e seu nome é Hajr". Ibn Battuta continua a descrevê-lo como uma cidade de canais e árvores com a maioria de seus habitantes pertencentes ao Bani Hanifa, e relata que ele continuou com seu líder para Meca para realizar o Hajj.
Mais tarde, Hajr se separou em vários assentamentos e propriedades separadas. Os mais notáveis destes eram Migrin (ou Muqrin) e Mi'kal, embora o nome Hajr continuasse a aparecer na poesia popular local. A mais antiga referência conhecida à área pelo nome de Riad vem de um cronista do século XVII relatando um evento do ano de 1590. Em 1737, Deham ibn Dawwas, um refugiado da vizinha Manfuha, assumiu o controle de Riad. Ibn Dawwas construiu um único muro para cercar a cidade de vários oásis na área, tornando-os efetivamente uma única cidade. O nome "Riad", que significa "jardins", refere-se a essas antigas cidades oásis.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br