Lagos | Nigéria
Lagos é uma cidade no estado de Lagos, na Nigéria. A cidade, com sua conurbação adjacente, é a mais populosa da Nigéria e a mais populosa do continente africano. É uma das cidades que mais cresce no mundo e também uma das aglomerações urbanas mais populosas. Lagos é um importante centro financeiro na África; a megacidade tem o maior PIB e também abriga um dos maiores e mais movimentados portos marítimos do continente.
Lagos emergiu inicialmente como uma cidade portuária que se originou em uma coleção de ilhas, que estão contidas nas atuais Áreas do Governo Local (LGAs) da Ilha de Lagos, Eti-Osa, Amuwo-Odofin e Apapa; as ilhas são separadas por riachos, margeando a foz sudoeste da Lagoa de Lagos, enquanto protegidas do Oceano Atlântico por ilhas de barreira e longos espetos de areia, como Bar Beach, que se estendem até 100 km a leste e a oeste da foz. Devido à rápida urbanização, a cidade expandiu-se para o oeste da lagoa para incluir áreas no atual continente de Lagos, Ajeromi-Ifelodun e Surulere. Isso levou à classificação de Lagos em duas áreas principais: a ilha, que era a cidade inicial de Lagos, antes de se expandir para a área conhecida como o continente. Esta área da cidade foi governada diretamente pelo Governo Federal através da Câmara Municipal de Lagos, até a criação do Estado de Lagos em 1967, que levou à divisão da cidade de Lagos até hoje sete Áreas do Governo Local (LGAs), e uma adição de outras cidades (que agora compõem 13 LGAs) da então Região Ocidental, para formar o estado.
Lagos, a capital da Nigéria desde a sua fusão em 1914, tornou-se a capital do estado de Lagos após a sua criação. No entanto, a capital do estado foi posteriormente transferida para Ikeja em 1976, e a capital federal mudou-se para Abuja em 1991. Embora Lagos ainda seja amplamente conhecida como cidade, a atual Lagos, também conhecida como "Metropolitan Lagos", e oficialmente como "Região Metropolitana de Lagos" é uma aglomeração urbana ou conurbação, consistindo de 20 LGAs, 32 LCDAs incluindo Ikeja, a capital do estado de Lagos. Esta conurbação representa 37% da área total do estado de Lagos, mas abriga cerca de 85% da população total do estado.
A população exata da Região Metropolitana de Lagos é contestada. Nos dados do censo federal de 2006, a conurbação tinha uma população de cerca de 8 milhões de pessoas. No entanto, o número foi contestado pelo Governo do Estado de Lagos, que posteriormente divulgou seus próprios dados populacionais, colocando a população da Região Metropolitana de Lagos em aproximadamente 16 milhões. Em 2015, os números não oficiais colocam a população da "Grande Região Metropolitana de Lagos", que inclui Lagos e a área metropolitana circundante, que se estende até ao Estado de Ogun, com aproximadamente 21 milhões.