Curepipe | Ilhas Maurício

Curepipe | Ilhas Maurício

Curepipe | Ilhas Maurício

Curepipe, também conhecida como La Ville-Lumière (Cidade da Luz), é uma cidade nas Ilhas Maurício, localizada no distrito de Plaines Wilhems, a parte oriental também se encontra no distrito de Moka. A cidade é administrada pelo Conselho Municipal de Curepipe. Curepipe encontra-se em uma elevação mais alta, muitas vezes referida como o "Planalto Central". De acordo com o censo feito pela Statistics Mauritius em 2015, a população da cidade estava em 79.014.

Diz-se que o nome da cidade, Curepipe, é originário do francês curer sa pipe, que se traduz em "limpeza do tubo". Existem várias teorias pelos historiadores sobre a nomeação da cidade. Alguns historiadores acreditam que o nome foi dado como viajantes e soldados do século 19, muitas vezes viajaram de Port Louis e Grand Port (agora Mahébourg) para encher seus tubos em Curepipe. Outros historiadores acreditam que o nome foi dado depois de um latifundiário tardio durante o século XVIII.

A cidade cobre oficialmente uma área de 23,8 quilômetros quadrados (9,2 sq mi). Ele está localizado no distrito de Plaine Wilhems, no planalto central da ilha Maurícia, a uma altitude de 561 metros. Das maiores cidades do planalto central da ilha, Curepipe é a mais meridional e também a mais alta. Como conseqüência de sua altura, a Curepipe é conhecida por seu clima relativamente frio e chuvoso.

O conselho da cidade está ciente da necessidade de trazer princípios de sustentabilidade para o desenvolvimento econômico da cidade. Projetos proeminentes incluem a segregação de resíduos, o uso criterioso da água, problemas de estacionamento, o incentivo ao transporte público, a promoção dos Jardins Botânicos da SSR Curepipe e o trabalho para minimizar a pegada de carbono da cidade. Em 2011, a cidade se uniu ao ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.

Recentemente, o conselho embarcou em um projeto apelidado de "For a Greener Curepipe", em colaboração com a Gender Links Mauritius, a fim de estimular o crescente interesse ambiental dos cidadãos da Curepipe. Plantio de árvores, compostagem de quintal e cultivo de alimentos foram encorajados, e uma variedade de organizações comunitárias de escolas para grupos de mulheres foram envolvidas.

Os programas de sensibilização também estão em andamento em colaboração com a Autoridade Central da Água das Ilhas Maurício, no sentido de incentivar uma gestão mais criteriosa dos recursos hídricos da cidade.

Curepipe | Ilhas Maurício
Curepipe | Ilhas Maurício
Curepipe | Ilhas Maurício
Curepipe | Ilhas Maurício
Curepipe | Ilhas Maurício
Curepipe | Ilhas Maurício

Postagem Anterior Próxima Postagem