Yaoundé | Capital dos Camarões
Yaoundé é a capital dos Camarões e, com uma população de aproximadamente 2,5 milhões, a segunda maior cidade do país, depois da cidade portuária de Douala. Encontra-se na região central do país a uma altitude de cerca de 750 metros (2.500 pés) acima do nível do mar.
O posto avançado de Epsumb ou Jeundo foi fundado entre os rios Nyong e Sanaga no limite norte das florestas da região em 1887, 1888 ou fevereiro de 1889 pelos exploradores alemães tenente Kund e Tappenbeck pelo acordo dos chefes de Ela Esono. De dezembro de 1889 a maio de 1895, foi ocupado pelo botânico alemão Georg August Zenker como uma estação de pesquisa agrícola chamada Jaunde, em homenagem ao povo local de Yaunde ou Ewondo. Seu assentamento serviu de base para o comércio de borracha e marfim da região, comprando-os dos nativos em troca de roupas e ferro importados. Também era conhecido em inglês como Yaunde Station. O estabelecimento do Major Dominik de uma guarnição militar no local em 1895 permitiu uma missão e uma escola religiosa palotina na vizinha Mvolyé (agora um subúrbio).
Durante a Primeira Guerra Mundial, Yaundé foi ocupada por tropas belgas do Congo. Após a derrota da Alemanha Imperial naquela guerra, a França manteve Camarões Oriental como um mandato da Liga das Nações e Yaoundé foi escolhida para se tornar a capital da colônia em 1922. Douala permaneceu por muito tempo o acordo mais importante, mas Yaoundé viu um rápido crescimento após 1957. para a crise do cacau e agitação ao longo da costa. Continuou como a sede do governo da República dos Camarões após a sua independência.