Religião Xintoísta

Religião Xintoísta

Religião Xintoísta
O xintoísmo é a religião tradicional japonesa, estreitamente ligada à cultura e modo de vida japoneses. Shintou (神道) em japonês, o primeiro kanji é shin (神), o mesmo kanji para kami. O segundo kanji é tô (道), que significa caminho e é o mesmo kanji usado no final de palavras como: judô, aikidô e sadô (cerimônia do chá).

Põe pouca ou nenhuma ênfase na teologia, preferindo se dedicar a encorajar respeito e gratidão aos ancestrais, a prática de bons hábitos de relacionamento familiar e social e a higiene pessoal.

Não tem um correspondente exato para o conceito ocidental de Deus, embora geralmente se traduza "Kami" por "Deuses". Os Kami, no entanto, são conceituados de uma forma muito mais ampla; espíritos da natureza e guardiões ancestrais também são Kami.

O Xinto não se propagou de forma significativa para fora do território japonês, talvez porque é uma religião nacionalista por excelência. No entanto, influenciou fortemente praticamente todas as religiões que já chegaram ao Japão, inclusive algumas que se popularizaram depois em outros países, como por exemplo a Igreja Messiânica, o Budismo Terra Pura e o movimento Seicho-No-Ie.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem