Ilha Norfolk | Norfolk Island
A Ilha Norfolk é uma pequena ilha no Oceano Pacífico localizada entre a Austrália, Nova Zelândia e Nova Caledônia, a 1.412 quilômetros diretamente a leste do continente australiano Evans Head, e a cerca de 900 quilômetros da ilha Lord Howe. Juntamente com as duas ilhas vizinhas, Phillip Island e Nepean Island, forma um dos territórios externos da Commonwealth of Australia. No censo australiano de 2016, havia 1748 habitantes vivendo em uma área total de cerca de 35 km2 (14 sq mi). Sua capital é Kingston.
A Ilha Norfolk é a ilha principal de um grupo que compreende o território externo australiano da Ilha Norfolk, situado no Oceano Pacífico entre a Austrália e a Nova Zelândia a aproximadamente 692 km ao sul da Nova Caledônia.
Os primeiros colonizadores conhecidos na Ilha Norfolk eram polinésios do leste, mas eles já tinham partido há muito tempo quando a Grã-Bretanha se estabeleceu como parte de seu assentamento de 1788 na Austrália. A ilha serviu como assentamento penal condenado de 6 de março de 1788 até 5 de maio de 1855, exceto por um hiato de 11 anos entre 15 de fevereiro de 1814 e 6 de junho de 1825, quando foi abandonado. Em 8 de junho de 1856, a residência civil permanente na ilha começou quando foi estabelecida a partir da Ilha Pitcairn. Em 1914, o Reino Unido entregou a Ilha Norfolk à Austrália para administrar como território externo.
O sempre-verde Pinheiro da Ilha Norfolk é um símbolo da ilha e é retratado em sua bandeira. Nativo da ilha, o pinheiro é uma exportação chave para a Ilha Norfolk, sendo uma árvore ornamental popular na Austrália continental (onde duas espécies relacionadas crescem), e também em todo o mundo.