Edinburgh | Capital da Escócia
Edimburgo (Edinburgh em inglês) é a capital da Escócia e uma das suas 32 áreas de conselho. Historicamente parte do condado de Midlothian (ou Edinburghshire), está localizado em Lothian, na costa sul de Firth of Forth.
Reconhecida como a capital da Escócia desde pelo menos o século XV, Edimburgo é a sede do governo escocês, do Parlamento escocês e dos tribunais supremos da Escócia. O palácio da cidade de Holyroodhouse é a residência oficial do monarca na Escócia. A cidade tem sido um centro de educação, particularmente nas áreas de medicina, direito escoceses, literatura, filosofia, ciências e engenharia. É o segundo maior centro financeiro do Reino Unido (depois de Londres) e as atrações históricas e culturais da cidade o tornaram o segundo destino turístico mais popular do Reino Unido (novamente, depois de Londres), atraindo mais de um milhão de visitantes estrangeiros por ano.
Edimburgo é a segunda cidade mais populosa da Escócia e a sétima mais populosa do Reino Unido. As estimativas oficiais da população são 464.990 (2012) para a localidade de Edimburgo (regionalização de Edimburgo pré 1975 mais Currie e Balerno), 513.210 (2017) para a cidade de Edimburgo e 1.339.380 (2014) para a região da cidade. Edimburgo fica no coração da região da cidade de Edimburgo e Sudeste da Escócia, compreendendo East Lothian, Edimburgo, Fife, Midlothian, Scottish Borders e West Lothian.
A cidade de Edimburgo é o local anual da Assembléia Geral da Igreja da Escócia. É o lar de instituições nacionais como o Museu Nacional da Escócia, a Biblioteca Nacional da Escócia e a Galeria Nacional da Escócia. A Universidade de Edimburgo, fundada em 1582 e agora uma das quatro da cidade, ocupa o 18º lugar no QS World University Rankings em 2019. A cidade também é famosa pelo Festival Internacional de Edimburgo e pelo Fringe, sendo este o maior evento anual do mundo. festival internacional de artes. Os locais históricos de Edimburgo incluem o Castelo de Edimburgo, o Palácio de Holyroodhouse, as igrejas de St. Giles, Greyfriars e Canongate, e a extensa Cidade Nova da Geórgia, construída nos séculos XVIII e XIX. A Cidade Velha de Edimburgo e a Cidade Nova juntas são listadas como um Patrimônio Mundial da UNESCO, que é administrado pelo Patrimônio Mundial de Edimburgo desde 1999.