Chita | Guepardo (Acinonyx jubatus)

Chita | Guepardo (Acinonyx jubatus)

Chita | Guepardo (Acinonyx jubatus)

A Chita (Acinonyx jubatus) é um predador que é principalmente distribuído na África e pertence à família dos gatos. Os altamente especializados em chitas de comportamento de caça são considerados os animais terrestres mais rápidos do mundo. A forma e o corpo das espécies diferem significativamente dos outros gatos, também tem o comportamento de caça numeroso mais típico das características de Caniden. Portanto, tradicionalmente é concedido às espécies um status especial entre os gatos. Estudos genéticos mostraram, no entanto, que essa história evolutiva não se justifica; os próximos parentes do guepardo são gatos americanos (pumas).

O nome de gênero Acinonyx é composto pelas palavras gregas ἀκίνητος akínetos "imóvel" e ὄνυξ ónyx "garra".

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Subordem: Feliformia
Família: Felidae
Subfamília: Felinae
Gênero: Acinonyx
Espécie: A. jubatus

A pele de guepardo tem uma cor de base amarela dourada, o lado ventral é geralmente muito mais claro. Ele está cheio de manchas pretas muito menores que as de um leopardo e não formam rosetas. O rosto é mais escuro e sem manchas, mas tem duas listras pretas que vão dos olhos aos cantos da boca.

Guepardo (Acinonyx jubatus)

Em termos de mancha, a chita é semelhante ao leopardo, mas em sua forma difere consideravelmente disso e de todos os outros gatos. As chitas têm pernas muito longas e finas e um corpo muito esbelto, muito parecido com o de um galgo. A cabeça é pequena e redonda, a cauda longa. As patas usam solas grossas e escamosas; as garras são apenas parcialmente retráteis (daí o nome do gênero). Devido ao seu físico, a chita é o animal terrestre mais rápido do mundo. Atinge até 93 km / h durante a corrida, mas só pode sustentar essa alta velocidade por cerca de um a dois segundos. A velocidade máxima média do guepardo no sprint é de 53,11 km / h, significativamente menor que a mais alta já medida, isso é explicado pela manutenção da maior manobrabilidade possível. A anatomia do guepardo também é projetada em outros pontos para a velocidade: suas passagens nasais são significativamente ampliadas, deixando pouco espaço para a parte, que é bastante reduzida em comparação com outros gatos e, portanto, uma arma relativamente fraca. Pulmões, brônquios e glândulas supra-renais também são aumentados proporcionalmente.

Uma chita atinge um comprimento de cabeça-tronco de 150 cm, além de 70 cm de cauda. A altura do ombro é de 80 cm. Apesar desse tamanho imponente, ele o eleva apenas a um peso de 60 kg.

Segundo estudos recentes, existem apenas duas subespécies ou mesmo apenas duas populações, a saber, a chita africana e a asiática. Ao mesmo tempo, foi observada uma variabilidade genética notavelmente baixa, com taxas de endogamia próximas às dos ratos de laboratório; Como resultado, pensou-se que os guepardos também poderiam ser suscetíveis a doenças e mudanças ambientais. No entanto, ainda não está claro se essa uniformidade genética na natureza representa uma grande desvantagem para os animais.

Como é quase certo que você pode transferir tecido sem reação repulsiva da chita - algo que de outra forma era possível apenas na identidade genética (→ gêmeos idênticos). Estudos genéticos e imunológicos mostraram que as chitas de hoje no sul e leste da África provavelmente são descendentes de uma linhagem muito pequena (→ gargalo genético) que viveu cerca de 10.000 anos atrás. Naquela época, a chita americana desapareceu e a chita comum mal escapou desse destino. No entanto, espalhou-se nas savanas da África e da Ásia novamente (→ Purga) e, portanto, poderia sobreviver ao nosso tempo. Este estudo goza de grande reputação nos círculos profissionais e agora é usado como um exemplo clássico em genética populacional.

Chita | Guepardo (Acinonyx jubatus)
Chita | Guepardo (Acinonyx jubatus)
Chita | Guepardo (Acinonyx jubatus)
Chita | Guepardo (Acinonyx jubatus)
Chita | Guepardo (Acinonyx jubatus)
Chita | Guepardo (Acinonyx jubatus)

Postagem Anterior Próxima Postagem