Juba | Capital do Sudão do Sul

Juba | Capital do Sudão do Sul

Juba | Capital do Sudão do Sul

Juba é a capital e maior cidade da República do Sudão do Sul. A cidade está situada no Nilo Branco e também serve como a capital do estado de Jubek.

No século XIX, um posto comercial e uma missão cristã, chamada Gondokoro, ficavam nas proximidades de Juba. Era o posto avançado do sul da guarnição egípcia, apoiado por um punhado de soldados, em grande parte doentes devido à malária e febre da água negra que era dominante na região. Gondokoro também foi a base dos exploradores e militantes (Sir) Samuel e Florence Baker durante suas expedições ao que hoje é o Sudão do Sul e o norte de Uganda de 1863 a 1865 e de 1871 a 1873.

Juba | Capital do Sudão do Sul
Juba | Capital do Sudão do Sul


A atual cidade de Juba foi estabelecida no local de uma pequena vila de Bari, chamada Juba, onde a Sociedade Missionária da Igreja (CMS) estabeleceu uma missão e a Escola Intermediária Memorial Nugent em 1920-21. No final da década de 1920, autoridades anglo-egípcias ordenaram que os moradores de Bari se mudassem para abrir caminho para uma nova cidade, também chamada de "Juba", para servir como a capital da província de Mongalla. O local foi escolhido por autoridades anglo-egípcias, em parte devido à presença da Escola Intermediária Memorial CMS Nugent. A construção principal de Juba estava em andamento em 1927. Os comerciantes da Rejaf se mudaram para lá em 1929, e o escritório do governador de Mongalla mudou-se para lá em 1930.

Juba | Capital do Sudão do Sul

Os mercadores gregos, que na maior parte abasteciam o exército britânico na época, desempenharam um papel inicial e central no estabelecimento de Juba no início da década de 1920. Embora seu número nunca tenha ultrapassado 2.000 habitantes, juntamente com um número muito maior da tribo nativa Bari com quem tiveram um excelente relacionamento, os gregos contribuíram com o que é hoje estruturas visíveis no centro da área do mercado de Juba, bem como os bairros gregos (nomeados pelo Britânico), um pequeno subúrbio que hoje se chama Hai Jalaba. Exemplos do desenvolvimento dos gregos são os edifícios públicos, como os belos edifícios de pedra do Ivory Bank, o Notos Lounge, o antigo Edifício Sudan Airways, o Paradise Hotel, o Nile Commercial Bank e o Buffalo Commercial Bank, entre outros. O prédio do Banco Central também foi construído em um estágio posterior em meados dos anos 40, bem como o famoso Juba Hotel em meados dos anos 30.

Juba | Capital do Sudão do Sul

Até 1956, Juba estava no Sudão anglo-egípcio, que era administrado conjuntamente pelo Reino Unido e pelo Egito. As esperanças britânicas de se juntar à parte sul do Sudão com Uganda foram destruídas em 1947 por um acordo em Juba, também conhecido como a Conferência de Juba, para unificar o norte e o sul do Sudão. Em 1955, um motim de soldados sulistas na cidade de Torit desencadeou a Primeira Guerra Civil Sudanesa, que não terminou até 1972. Durante a Segunda Guerra Civil Sudanesa, Juba era um local estratégico que era o foco de muitos combates.

Juba | Capital do Sudão do Sul

Em 2005, Juba tornou-se o assento provisório e a capital do governo autônomo do sul do Sudão, embora o capital provisório proposto antes da assinatura do Acordo de Paz Global fosse Rumbek. Com o advento da paz, as Nações Unidas aumentaram sua presença em Juba, enquanto muitas operações no sul do Sudão haviam sido administradas até então no Quênia. Sob a liderança do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, as Nações Unidas estabeleceram um acampamento conhecido como "Acampamento OCHA", que serviu de base para muitas agências das Nações Unidas e organizações não-governamentais.

Juba | Capital do Sudão do Sul

Juba tornou-se a mais nova capital nacional do mundo em 9 de julho de 2011, quando o Sudão do Sul declarou formalmente sua independência da República do Sudão. No entanto, o governo do Sudão do Sul e outros manifestaram insatisfação com a adequação da cidade como capital nacional, e o governo estudou uma proposta que prevê a construção de uma nova cidade planejada como capital de reposição em outros lugares, provavelmente Ramciel em Lagos.

Juba | Capital do Sudão do Sul

Em 5 de setembro de 2011, o governo anunciou que a capital iria de fato mover cerca de 250 km de Juba para Ramciel, que fica no meio do Sudão do Sul e a cerca de 60 km do estado de Yirol West County of Lakes. Em novembro de 2018, a mudança ainda está para ocorrer.

Juba | Capital do Sudão do Sul

Postagem Anterior Próxima Postagem