Raios e Tempestades
Uma tempestade pode ser caracterizada como um fenômeno ou agitação atmosférica de caráter violento, que possui curta duração e pode vir acompanhado de ventos fortes, chuva, granizo, relâmpagos e raios.
Normalmente, a tempestade está associada à formação e crescimento das nuvens do tipo cúmulos-nimbos. A água se condensa nas nuvens em razão do efeito de ar quente e provoca uma chuva intensa, normalmente acompanhada por uma série de efeitos variados, como relâmpagos e trovoadas.
O termo, que é um substantivo feminino, tem sua origem do latim tempestas, ātis, que significa "hora do dia, divisão do dia, bom tempo, mau tempo, borrasca, tempestade, perturbação".
Também chamada de fenômeno natural, a tempestade pode se apresentar em diferentes tipos, em decorrência dos efeitos que sua formação produz. Eles podem ser: Ciclones, furacões, rajadas de vento, chuva de granizo, tempestades solares, tempestades de areia, entre outros.
A tempestade tropical, por exemplo, é originada entre o trópico de câncer e o de capricórnio e são especialmente temidas por ocasionar ciclones e furacões com efeitos devastadores e as tempestades de areia que são impulsionadas pelas intensas correntes de ar.
Em situações onde ocorrem tempestades, é comum também haver o corte de energia elétrica, o que causa uma situação de alerta geral na população.
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org