Port Vila | Capital de Vanuatu

Port Vila | Capital de Vanuatu

Port Vila | Capital de Vanuatu

Port Vila é a capital e maior cidade de Vanuatu e está na ilha de Éfaté.

Sua população no último censo (2009) foi de 44.040, um aumento de 35% sobre o resultado do censo anterior (29.356 em 1999). Em 2009, a população de Port Vila formou 18,8% da população do país e 66,9% da população de Éfaté.

Na costa sul da ilha de Efate, na província de Shefa, Port Vila é o centro econômico e comercial de Vanuatu. O prefeito é Mambo Albert Sandy Daniel, do Vanua'aku Pati, eleito em janeiro de 2018; seu vice é Eric Puyo Festa, da Confederação Grin.

Em 13 de março de 2015, Port Vila sofreu grandes danos do Cyclone Pam.

A área ocupada por Port Vila tem sido habitada por pessoas da Melanésia há milhares de anos. No outono de 2004, uma expedição arqueológica conhecida como Teouma descobriu um cemitério de 25 túmulos contendo três dezenas de esqueletos de membros da cultura Lapita. Pedaços de cerâmica encontrados no local foram datados do século 13 aC.

Em maio de 1606, os primeiros europeus chegaram à ilha, liderados pelos exploradores portugueses Pedro Fernandes de Queirós e Luis Vaz de Torres. No século XIX, quando as ilhas eram conhecidas como as Novas Hébridas, os britânicos possuíam o controle econômico da zona, embora no final de 1880 o equilíbrio econômico começasse a favorecer os franceses; essa transição pode ser vista nas minas de níquel da Nova Caledônia e nas plantações. O cidadão francês Ferdinand Chevillard começou a comprar e a desmatar em torno de Port Vila para ser convertido na maior plantação francesa da ilha. Em vez disso, foi convertido no município de Franceville, que declarou a independência em 9 de agosto de 1889, embora isso só durou até junho do ano seguinte.

Foi a primeira nação autônoma a praticar o sufrágio universal sem distinção de sexo ou raça. Embora a população na época consistia de cerca de 500 ilhéus nativos e menos de cinquenta brancos, apenas os últimos foram autorizados a ocupar o cargo. Um dos presidentes eleitos foi um cidadão norte-americano de nascimento, R. D. Polk, um parente do presidente americano James K. Polk.

Depois de 1887, o território foi administrado conjuntamente pelos franceses e britânicos. Isso foi formalizado em 1906 como um condomínio anglo-francês. Durante a Segunda Guerra Mundial, Port Vila foi uma base aérea americana e australiana.

Em 1987, o Cyclone Uma danificou gravemente a cidade. Um forte terremoto em janeiro de 2002 causou pequenos danos na capital e nas áreas vizinhas. A cidade sofreu danos maciços de um ciclone de categoria 5 chamado Cyclone Pam em março de 2015, cuja parede do olho passou apenas a leste de Port Vila.

Port Vila | Capital de Vanuatu
Port Vila | Capital de Vanuatu
Port Vila | Capital de Vanuatu
Port Vila | Capital de Vanuatu
Port Vila | Capital de Vanuatu
Port Vila | Capital de Vanuatu

Postagem Anterior Próxima Postagem