Litoral, Zona Litorânea ou Zona Costeira
Litoral, Zona Litorânea ou Zona Costeira é a parte de um mar, lago ou rio que fica perto da costa. Em ambientes costeiros, a zona litorânea se estende desde o ponto mais alto, que raramente é inundado, até áreas costeiras permanentemente submersas. Ele sempre inclui essa zona intertidal e é freqüentemente usado para significar o mesmo que a zona intertidal. No entanto, o significado de "zona litorânea" pode se estender muito além da zona intertidal.
Não há uma definição única. O que é considerado como a extensão total da zona litorânea, e a forma como a zona litoral é dividida em sub-regiões, varia em diferentes contextos (lagos e rios têm suas próprias definições). O uso do termo também varia de uma parte do mundo para outra e entre diferentes disciplinas. Por exemplo, os comandantes militares falam do litoral de maneiras bem diferentes dos biólogos marinhos.
A adjacência da água dá uma série de características distintas às regiões litorâneas. O poder erosivo da água resulta em determinados tipos de relevo, como dunas de areia e estuários. O movimento natural do litoral ao longo da costa é chamado de deriva litorânea. Biologicamente, a disponibilidade imediata de água permite uma maior variedade de vida vegetal e animal e, particularmente, a formação de extensas zonas húmidas. Além disso, a umidade local adicional devido à evaporação geralmente cria um microclima que suporta tipos únicos de organismos.
A palavra "litoral" é usada como um substantivo e um adjetivo. Deriva do substantivo latino litus, litoris, que significa "costa". (O 't' dobrado é uma inovação medieval tardia e a palavra é vista às vezes na ortografia de aparência mais clássica 'litoral'.)
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org