Antropomorfismo

Antropomorfismo

#Antropomorfismo
Antropomorfismo é a tendência a atribuir ou imprimir propriedades e feições humanas a seres, obras, objetos imaginados ou criados pelo homem. Pode-se dizer que esse ou aquele animal ostenta, ou adquiriu, aparência humana, mas não se poderá dizer, corretamente, que é antropomórfico. Antropomórficos são com toda certeza muitos deuses -- senão todos --, fetiches, imagens, esculturas, representações literárias, casas, veículos e outras máquinas.

Tão antigo quanto o homem e sua criatividade, o antropomorfismo está na história de todas as religiões, das artes e das técnicas, revelando em tudo o que o homem cria o reflexo dele próprio, parcial ou totalmente identificado.

Em sentido estrito, antropomorfismo é questão importante nas teologias judaica e cristã, pelo frequente uso bíblico de representações antropomórficas de Deus (a mão de Deus, o dedo de Deus, a sabedoria divina, sua ira, suas paixões -- especialmente no Velho Testamento): para os principais exegetas, com o fim de tornar a divindade mais acessível a seus adoradores. Curiosamente as traduções gregas, de influência filosófica e racionalista, substituíram muitas dessas passagens por perífrases. O antropomorfismo se mostra indissociável do próprio comportamento religioso, como de tudo aquilo em que o homem se afirma e se projeta.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem