Alcinos, Hidrocarbonetos Insaturados

Alcinos, Hidrocarbonetos Insaturados

#Alcinos, Hidrocarbonetos Insaturados
Os alcinos são hidrocarbonetos insaturados de fórmula geral CnH2n-2, que apresentam como grupo funcional a ligação tripla carbono-carbono. Na nomenclatura oficial, esses compostos tomam a terminação "ino", sendo a posição da tripla ligação designada por um número, tomando-se por base a cadeia mais longa que contenha o grupo funcional. Assim, o composto de fórmula   é denominado 1-butino (do alcano correspondente: butano).

Utilizados como matéria-prima na produção de diversos compostos de aplicação industrial, entre eles o ácido acético, os alcinos são também importantes intermediários de sínteses em laboratório.

O elevado caráter direcional e a distribuição eletrônica característica da ligação tripla são os responsáveis pelas propriedades exibidas por esses compostos. Os alcinos apresentam pontos de fusão e ebulição, assim como densidade, um pouco mais elevados que os alcanos e alcenos correspondentes. São também insolúveis em água, mas apresentam elevada solubilidade em solventes orgânicos.

O acetileno ou etino é o representante mais simples da classe, com dois átomos de carbono ligados pela tripla ligação, e o de maior aplicação técnica. Obtido comercialmente através da hidrólise do carbeto de cálcio ou da oxigenação parcial do metano, é utilizado como combustível para maçaricos de solda e como matéria-prima de diversos compostos orgânicos.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem