Acrílico (CH2 CH COOH)

Acrílico (CH2 CH COOH)

Acrílico (CH2 CH COOH)
Acrílico é o nome genérico dos derivados do ácido acrílico, líquido corrosivo, incolor e de cheiro penetrante, com acentuada tendência à formação de polímeros. Quando aquecido em presença de uma substância alcalina ele se decompõe para formar os ácidos acético e fórmico. O ácido acrílico é a base para a fabricação de resinas sólidas, como o plexiglas, produzidas industrialmente desde fins da década de 1920. Dentre elas, tem larga aplicação o metilmetacrilato, éster metílico do ácido metacrílico, polímero transparente, duro e de notável resistência, usado comumente na fabricação de móveis e objetos decorativos, lentes, jóias, próteses dentárias, adesivos etc. Destacam-se também as fibras acrílicas, tais como o orlon e o acrilan. Lançados no mercado depois da segunda guerra mundial, apresentam flexibilidade satisfatória e emprestam grande leveza aos tecidos de que fazem parte.

O ácido orgânico etilênico de estrutura química mais simples é o conhecido como ácido acrílico, de fórmula CH2CHCOOH. Esse produto, também denominado ácido propenóico ou acroléico, é a matéria-prima utilizada numa série de processos de química industrial destinados à obtenção de resinas sólidas, tecidos e tintas.

Os princípios químicos que se empregam na fabricação dessas fibras têxteis, os chamados poliésteres acrílicos, são os mesmos usados na produção das tintas acrílicas. Trata-se de emulsões plásticas, solúveis em água e laváveis, que permitem a obtenção de um produto no qual se combinam a transparência da aquarela e a densidade do óleo. Essas tintas sintéticas, que começaram a se generalizar na década de 1960, oferecem notáveis vantagens. São menos afetadas pelo calor e outras forças destrutivas que a tinta a óleo e destacam-se por sua grande capacidade de aderência a qualquer tipo de superfície. No início, seu uso se restringia a artistas americanos da corrente op ou minimalista, mas em pouco tempo tornaram-se de uso generalizado.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem