Acetileno

Acetileno

#Acetileno
Oacetileno é obtido por hidrólise de carbonetos de metais alcalinos e alcalino-ferrosos (principalmente do carboneto de cálcio) e da pirólise do metano. Nesse último processo, o gás é aquecido eletricamente a 1.500o C, produzindo acetileno impuro que geralmente é absorvido em um solvente, como a dimetilformamida. Purificado pelo aquecimento da solução de solvente, o acetileno é utilizado na indústria para fabricação de plásticos, como policloreto de vinila (PVC), acrilonitrilas e neoprene. Outros derivados desse gás são as substâncias orgânicas etileno e benzeno, usados como intermediários na formação de outros compostos, e o percloretileno, produto de limpeza.

Obtido pela primeira vez a partir de seus componentes básicos por Marcellin Berthelot, em 1862, o acetileno apresenta grande poder calorífico e é muito utilizado para corte e solda de chapas metálicas.
Acetileno ou etino é um hidrocarboneto insaturado, de fórmula H-C=C-H, gasoso a temperatura ambiente (ponto de ebulição, -75o C). Incolor e de odor agradável quando puro, apresenta-se menos denso que o ar (d=0,93 em relação ao ar). Misturado ao ar pode explodir com extrema violência.

www.megatimes.com.br


Postagem Anterior Próxima Postagem