Fauvismo, Movimento Pictórico do início do Século XX

Fauvismo, Movimento Pictórico do início do Século XX Fauvismo, Movimento Pictórico do início do Século XX

O Fauvismo foi um movimento pictórico do início do século XX, o fauvismo reuniu um grupo de pintores que desejavam libertar a cor das regras tradicionais da pintura, marcadas pelo intelectualismo, e dos condicionamentos impostos pela cor natural dos objetos. Devido à violência com que usavam as cores puras, esses artistas foram chamados pelo crítico Louis Vauxcelles de fauves ("feras"), donde o nome do movimento.

Primeiro dos movimentos artísticos de vanguarda do século XX, o fauvismo, com seu desprezo pelo realismo imediato, foi o precursor do abstracionismo.

Os primeiros contatos entre os fauvistas começaram por volta de 1892, quando Henri Matisse conheceu, entre outros, Albert Marquet, Henri Manguin e Charles Camoin, seus colegas na Escola de Belas-Artes. A eles logo se uniram André Derain e Maurice Vlaminck e, depois, um grupo procedente do Havre: Othon Friesz, Raoul Dufy, Kees van Dongen e Georges Braque. No grupo dos fauvistas, sobressaíram principalmente Matisse, que pintou "Mulher com chapéu" e "A arraia verde", Derain e Vlaminck, que pintavam paisagens em cores vivas.

A primeira exposição dos fauvistas foi no Salão do Outono de Paris, em 1905. O grupo não era homogêneo nem seguia a mesma orientação teórica. Seus integrantes tinham em comum apenas o uso agressivo e arbitrário das cores, que eles preferiam puras e quentes. Também as sombras adquiriam tons fortes e contrastados, pois o grupo recorria ao efeito das cores justapostas, quase sempre em pinceladas separadas. O interesse de todos esses artistas em fazer quadros decorativos, que agradassem a quem os contemplasse, foi outra característica do movimento.

Em sua evolução, o fauvismo recebeu a influência de mestres pós-impressionistas, como Seurat, com sua técnica de divisão de cores, presente nos primeiros quadros dos fauvistas, e Van Gogh, que nitidamente inspirou Vlaminck, com suas pinceladas soltas e espessas. Mais tarde, por influência de Gauguin, os artistas passaram a usar a cor em manchas planas e extensas. O construtivismo de Cézanne também influenciou o movimento, o que coincidiu com o desmembramento do grupo, ocorrida em 1908, quando os artistas optaram por estéticas diversas. Os fauvistas tiveram também influências da arte primitiva e oriental.

A violência cromática e a impetuosidade do fauvismo em sua fase inicial aos poucos se perderam. Alguns artistas, como Friesz e Marquet, mantiveram temas de cunho impressionista; outros, como Dufy, optaram por cenas da vida campestre e urbana. Van Dongen concentrou-se no retrato e nos flagrantes da vida noturna, com uma cor exaltada próxima da ferocidade de Vlaminck. Braque, por sua vez, evoluiu para uma nova construção das formas que o levou ao cubismo. Embora o fauvismo tenha tido curta duração e seus integrantes viessem a adotar tendências pictóricas muito diversas, persistiram em todos eles o gosto pelas cores vivas e uma alegria  que se expressa, por exemplo, nas corridas de cavalos de Dufy, nas marinhas de Marquet, nas paisagens de Derain ou nos peixes vermelhos de Matisse.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem