Cultura e Culinária da Austrália

Cultura e Culinária da Austrália

Cultura e Culinária da Austrália

A Austrália possui uma sociedade multicultural, bem-sucedida, moderna e próspera. É uma das nações mais culturalmente diversificada do mundo. Igualdade, tolerância, respeito, liberdade de expressão e de religião são valorizados. Os australianos são amigáveis e acolhedores; gostam de atividades ao ar livre e de um estilo de vida casual.
Idioma

O inglês é o idioma oficial da Austrália. O sotaque australiano é fácil de entender. Algumas pessoas encurtam as palavras e usam expressões informais. Você ouvirá outros idiomas falados na comunidade (e particularmente em Melbourne),inclusive cantonês, vietnamita, árabe, mandarim, italiano e grego.

Na Austrália, é comum chamar as pessoas pelo primeiro nome, tanto socialmente, quanto no trabalho. O espaço individual é valorizado; portanto, se você trombar em uma pessoa, diga "sorry"; se quiser a atenção de alguém, diga "excuse me". As pessoas ficarão felizes em ajudar se você adicionar "please" quando solicitar informações, orientações ou serviços, e depois "thank you" quando tiver recebido a ajuda. Um australiano pode responder ao seu agradecimento com "no worries", em vez dos mais formais "it's a pleasure" ou "you're welcome".

O Outback

O "Outback" comumente se refere ao vasto e remoto deserto do país. O Outback é importante pela sua agricultura e por sua grande influência nas artes e na identidade de muitos australianos.

Feriados públicos e celebrações


O Dia de Natal é no verão e acontece no dia 25 de dezembro. Muitas empresas fecham até o Ano Novo. Os cristãos celebram o nascimento de Cristo nesse dia. O Natal é um tempo de celebrações, ceias e de presentear amigos e familiares. Você não precisa ser um cristão para compartilhar dessa tradição.

O Dia da Austrália acontece no dia 26 de janeiro e marca a data em que os europeus chegaram à Austrália. Cerimônias civis acontecem e prêmios e honrarias são oferecidos. Muitos eventos celebram a diversidade cultural e durante a noite acontece a queima de fogos de artifício. Habitantes locais podem ser vistos com a bandeira australiana.

A Páscoa acontece em março ou abril. Os cristãos relembram a morte e ressurreição de Cristo na Páscoa. Pães do tipo hot cross (pães quentes com cobertura em cruz) são comidos tradicionalmente na Sexta-Feira da Paixão. No Domingo de Páscoa as pessoas compartilham Ovos de Páscoa.

O Dia Anzac, no dia 25 de abril marca a data em que os exércitos australiano e neozelandês chegaram a Gallipoli, na Turquia em 1915. Os australianos relembram aqueles que lutaram pela Austrália ou que perderam suas vidas na guerra. Os veteranos de guerra e suas famílias comparecem ao memorial pela manhã e depois se juntam em uma passeata pacífica.

A Semana da Reconciliação Nacional começa no dia 27 de maio. A semana celebra a cultura, história e contribuição dos aborígenes e dos povos indígenas das Ilhas do Estreito de Torres. O dia 27 de maio marca o aniversário do Referendo de 1967, quando os australianos votaram para incluir os indígenas australianos no censo nacional.

A Grande Final da Australian Football League (AFL) (Liga de Futebol Australiano) acontece no último sábado de setembro no Melbourne Cricket Ground. O futebol australiano ou "footy" é o esporte mais amado de Melbourne. A Grande Final da AFL é o evento esportivo mais celebrado eesperado do ano. Mais de 100.000 fãs entusiasmados usando as cores do seu time vão ao jogo. Milhões assistem pela televisão.

O Dia da Melbourne Cup é feriado em Victoria. A Melbourne Cup é uma corrida de cavalos que acontece na Flemington Racecourse. É um evento luxuoso. As mulheres usam roupas e chapéus elegantes. Os homens usam ternos e gravatas refinados. Você pode vestir-se formalmente e se juntar à diversão ou assistir pela televisão. Os habitantes locais podem convidá-lo para uma festa ou churrasco.

Culinária da Austrália

A culinária australiana e suas receitas são bem diversificadas, devido a sua cultura receber influências de vários países diferentes. A comunidade australiana é composta por pessoas de todo o mundo e os principais países a influenciar sua culinária são: Inglaterra, Índia, Malásia, China, Japão, Indonésia, França, Itália e Grécia.

A culinária australiana se transformou em uma mistura muito grande, chega a ser difícil acreditar que tantos países podem influenciar uma culinária só. A Índia trouxe o gosto por temperos fortes. A China, a mistura de legumes e carnes refogados. A Tailândia e Malásia, o leite de coco e as ervas. Inglaterra, França e Itália, trouxeram respectivamente o gosto por: assados cobertos por molho, uso de manteigas e cremes, e as massas. A Grécia e o Japão, a carne de carneiro e as sopas de macarrão. Essas são algumas das características da comida australiana.

Os hábitos alimentares durante a semana são basicamente:

Para café da manhã: leite frio com cereal, suco de frutas, pão tostado com manteiga e geleia, e café com leite; Lanche escolar, as crianças ficam na escola até 15h e é comum se alimentar na escola;

Hora do almoço (normalmente 30 minutos): os adultos tem costume de comer sanduíches;

Para o jantar: carne com vegetais e espaguete é o mais comum;

Nos fins de semana: churrasco, peixe a milanesa com batata fria, pizza e no café da manha, ovos com bacon e torradas, são uma alimentação tradicional.

Apesar de todas essas diferenças, não se preocupe, o consumo de cerveja lá, é igual ao do Brasil, gelada! Segue uma receita típica da culinária australiana.

Costeletas de cordeiro com tapenade

Ingredientes Tapenade
- 2-3 costeletas por pessoa - 1/2 xícara de azeitonas pretas, sem caroço
- 1 colher de óleo de oliva - 1/2 xícara de tomates secos
- ramos de alecrim fresco - 1 dente de alho, moído
- 1 dente de alho, moído - 1/2 xícara de folhas de salsa
- pimenta preta, moída na hora - uma pitada de açúcar
- opcional: azeitonas para decora - 1/2 xícara de óleo de oliva

Modo de preparo

Misture o óleo, a salsa, o alho e a pimenta e espalhe sobre as costeletas. Deixe neste tempero enquanto você prepara o tapenade.

Para o tapenade: em um recipiente de um processador de alimentos coloque todos os ingredientes, menos o óleo. Ligue o processador e enquanto estiver ligado, acrescente o óleo. Os ingredientes devem ficar bem misturados mas devem ter uma textura irregular, e não uma pasta lisa. Pré-aqueça a grelha ou churrasqueira. Asse as costeletas.

Coloque uma colher de tapenade sobre cada uma delas. Sirva com uma salada verde e batatas cozidas com casca.

Postagem Anterior Próxima Postagem