10 Alimentos que Turbinam o Cérebro

10 Alimentos que Turbinam o Cérebro

10 Alimentos que Turbinam o Cérebro
Embora não exista tratamento atual que comprovadamente cure a demência ou a doença de Alzheimer, estudos mostram que alguns alimentos desempenham um papel positivo na saúde mental em geral.

Experimente incluir na sua dieta alimentos que mantêm o cérebro saudável! Confira a lista abaixo:

1) Café

Pesquisadores acreditam que a cafeína e os antioxidantes do café são protetores. Um estudo finlandês revelou que as pessoas que bebiam entre três e cinco xícaras de café por dia (com idade entre 40 e 50 anos) tinham 65% menos chance de desenvolver o Mal de Alzheimer em comparação com os que tomavam menos de duas xícaras por dia. Vamos tomar um cafezinho?

2) Chocolate

Um estudo descobriu que comer pouco menos de 10 gramas de chocolate por dia ajuda a proteger o cérebro contra a perda de memória relacionada à idade. Isso porque o cacau possui polifenóis, que aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro.

3) Suco de Uva

Pesquisadores descobriram que idosos com declínio de memória que beberam suco de uva diariamente melhoraram significativamente sua memória espacial e sua habilidade de aprendizagem verbal. Os mesmos polifenóis saudáveis para o coração, que encontram-se no vinho tinto e no suco de uva, podem também proteger seu cérebro. Os pesquisadores acreditam que os polifenóis do suco de uva melhoram a comunicação entre as células cerebrais.

4) Amoras

Sabe-se que quanto mais velhos ficamos, mais difícil fica para aprendermos coisas novas. Mas, por quê mesmo? Para processar novas informações, as células do nosso cérebro precisam “conversar” umas com as outras. Quanto mais velhas elas ficam, mais inflamam e mais difícil fica para elas se comunicarem. A solução? As incríveis amoras possuem potentes antioxidantes conhecidos como polifenóis (de novo eles!), os mesmos contidos no suco de uva, que diminuem essa inflamação e incentivam a comunicação entre os neurônios, melhorando a nossa capacidade de absorver novas informações.


5) Canela

Uma das características do Mal de Alzheimer é as placas beta-amilóides, o “emaranhado” de proteínas no cérebro que pode matar os neurônios. Pesquisas recentes da Universidade da Califórnia revelam que dois compostos da canela – proantocianidinas e cinamaldeído – podem inativar estas proteínas. As pesquisas ainda são iniciais, mas se não ajudar, uma pitada de canela também não vai fazer mal a ninguém.

6) Maçã

As maçãs são a principal fonte de quercetina, um flavonóide com ação antioxidante que mantém os fluidos mentais e protege as células do cérebro. A quercetina também defende as células do cérebro contra ataques de radicais livres que podem danificar o revestimento exterior dos neurônios e, eventualmente, levar ao declínio cognitivo. Para aproveitar bem, coma as maçãs com casca, é onde se encontra a maior concentração da quercetina.

7) Azeite de Oliva Extra-Virgem

Você já ouviu falar em ADDLs? Elas são proteínas induzidas pela doença de Alzheimer que são tóxicas para o cérebro. Nos estágios iniciais da doença, elas “grudam” nas células do cérebro, tornando-as incapazes de se comunicarem umas com as outras e, eventualmente, levando à perda de memória. O azeite extra-virgem pode ser um inimigo potente contra ADDLs, pois é rico em oleocantal, um composto que desativa as perigosas proteínas.

8) Espinafre

As folhas verdes do espinafre possuem nutrientes como folato, vitamina E e vitamina K, que impedem a demência. Um estudo de 2006 revelou que comer três porções de folhas verdes, vegetais amarelos e/ou crucíferos por dia pode atrasar o declínio cognitivo em 40%. Desses três itens, as folhas verdes são as que mais protegem. Tente regar seu espinafre com um pouco de azeite. Suas gorduras saudáveis aumentam a absorção das vitaminas lipossolúveis E e K.

9) Curry

A cúrcuma é uma das principais especiarias do curry. Ela é especialmente rica em curcumina, um composto que inibe a doença de Alzheimer, e não só bloqueia a formação de placas de beta-amilóide, mas também impede a inflamação dos neurônios e reduz o colesterol que entope as artérias (o que poderia reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro).

10) Salmão

O salmão é uma grande fonte de DHA, uma gordura ômega-3 predominante no cérebro, que os pesquisadores acreditam que protege contra a doença de Alzheimer. É também a fonte número 1 nos alimentos para se obter a vitamina D, um nutriente que protege contra o declínio cognitivo. Um estudo revelou que os idosos que têm deficiência de vitamina D são 40% mais propensos a sofrer de perda de memória relacionada à idade.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem