Corredor da Morte | Saiba como Funciona o Corredor da Morte

Corredor da Morte | Saiba como Funciona o Corredor da Morte

Corredor da Morte

Na Prisões dos Estados Unidos o "corredor da morte" não é exatamente um corredor. Os presos vivem em celas unitárias com direito a área de convivência, esperando a hora de morrer. O termo, provavelmente, está relacionado ao fato do condenado se deslocar da sela onde se encontra até a sala onde será aplicada a pena, isto é, ele percorre o corredor da prisão.

1. Dia de condenado
Depois de receber a pena de morte, enquanto apela da decisão, o preso vive no "corredor da morte". Mas não existe corredor: o espaço é composto por celas e uma área com televisão, mesa e chuveiro. E ele pode ficar fora do quarto entre 7h e 23h.

2. Distraídos da morte
A espera pela injeção letal pode demorar anos, mesmo depois da condenação final. Por isso, o preso tem à disposição uma série de atividades. Ele pode trabalhar na cantina ou na lavanderia da prisão, fazer exercícios físicos e participar de cultos religiosos.

3. Sem contato
Durante essa espera, os condenados recebem visitas, mas nunca têm contato direto, tudo acontece atrás de um vidro. Também falam com o advogado, afinal, ainda há esperança: por ano, uma média de cinco americanos são libertados enquanto vivem no "corredor".

4. A última cama
Quando as apelações acabam e a data da execução é marcada, o condenado é levado à "área de vigília". Um espaço com poucas celas, onde ele passará a última semana de sua vida. O preso fica o dia inteiro trancado, vigiado por dois guardas. Só sai para tomar banho ou para consultar padres, advogados e psicólogos.

5. A última refeição
Muito próximo da execução, com autorização do diretor da prisão, o preso pode conversar com a família frente a frente. Depois, na única mesa do ambiente, ele faz a última refeição. Esse espaço fica a uma porta de distância da câmara de execução.

6. As últimas palavras
Se a data não for adiada, o condenado é amarrado em uma maca e recebe um cateter em cada braço. Ele faz uma declaração e essas últimas palavras são registradas. Depois, vai para a câmara, onde testemunhas - familiares do preso e da vítima, convidados e jornalistas - assistem à execução.


Os números do Corredor da Morte

- 676 pessoas foram executadas em 2011*
- 63 países condenaram pessoas à morte em 2011
- 18 750 pessoas esperavam no corredor em 2011
Os países que mais mataram**
- + 1 000 - China
- 360 - Irã
- 82 - Arábia Saudita

Entre as acusações, estão: adultério (Irã), roubo (Quênia), blasfêmia (Paquistão) e bruxaria (Arábia Saudita).

- 43 pessoas executadas em 2011 nos Estados Unidos, país que mais mata na América.
- Cheeseburger com batata frita é a última refeição mais pedida.

Métodos mais populares em 2011
Injeção - China e Estados Unidos
Decapitação - Arábia Saudita
Enforcamento - Afeganistão e Irã
Fuzilamento - Somália e Vietnã

* Sem contar as execuções na China./** Todos os valores são estimativas.

Fontes: Superinteressante, Prisão Central da Carolina do Norte, Anistia Internacional, Death Penalty Information Center e Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem