Os Maiores Caminhões do Mundo

Os Maiores Caminhões do Mundo

A maioria do maiores caminhões do mundo trabalham em minas ou obras imensas e parecem gigantescos robôs que impressionam por conta do tamanho e da quantidade de carga que transportam.

1 - Liebherr T282C
  •     Altura: 7,84 metros
  •     Comprimento: 15,31 metros
  •     Velocidade máxima: 64 km/h
  •     Carga máxima: 363 t
  •     Peso total: 600 t
Desde 2011 reconhecido pelo Guinness, o Livro dos Recordes, como o maior caminhão do mundo, o Liebherr T282C, fabricado pela Westech, é utilizado em áreas de mineração para transporte de resíduos. Só as rodas desse gigante medem 6,57 metros de altura. Tecnologias que ajudam na estabilidade do material carregado e que diminuem a formação de poeira fazem dele uma das melhores opções no ramo, além de ser o veículo com a maior capacidade de carga da classe em relação ao peso do caminhão vazio. Funciona a partir de um motor a diesel e tem um sistema de direção personalizado.

Liebherr T282C
Liebherr T282C

2 - Caterpillar 797F
  •     Altura: 7,7 metros
  •     Comprimento: 15 metros
  •     Velocidade máxima: 67,6 km/h (cheio)
  •     Carga máxima: 363 t
  •     Peso total: 623 t
O motor de 20 cilindros dá até 4 mil cavalos de potência – mas que não são o suficiente para fazer o veículo andar muito rápido, tamanha a quantidade da carga que ele costuma carregar. Quem quiser um desses precisa desembolsar até R$ 11,4 milhões.

Caterpillar 797F
Caterpillar 797F

3 - Terex 33-19 Titan
  •     Altura: 9,2 metros
  •     Comprimento: 20,35 metros
  •     Velocidade máxima: 48 km/h (cheio)
  •     Carga máxima: 350 t
  •     Peso total: 548 t
Fabricado pela General Motors do Canadá em 1973, essa máquina pintada na cor verde ficou 13 anos servindo o país em obras e estradas até virar uma atração turística. Por muito tempo, ele foi considerado o maior caminhão do mundo, especialmente por contar com um motor extremamente potente de 16 cilindros.

O mais curioso é que apenas um protótipo do Titan foi construído para o mercado de mineração de carvão. Para você ter uma ideia da capacidade, dois ônibus e duas camionetes são capazes de preencher totalmente a caçamba do veículo.

Terex 33-19 Titan
Terex 33-19 Titan

4 - LeTourneau TC-497 Mk II
  •     Comprimento: 174 metros
  •     Carga máxima: 150 t
  •     Peso: 450 t (cheio)
  •     Velocidade máxima: 32 km/h
Este aqui foi colocado na lista pela questão histórica. Também chamado de Overland Train, o veículo é um híbrido entre caminhão e trem, com a diferença de que ele funciona todo sobre rodas, mas pode ser formado por até 12 vagões — sendo que dois deles eram usados para carregar turbinas e motores. Formado por um total de 54 rodas, o Overland Train precisava de uma equipe de seis pessoas para ser operado e custava, na época, US$ 3,7 milhões.

Esse caminhão, que parece uma serpente de metal quando visto de cima, foi construído para levar equipamentos e suprimentos dentro e fora de estradas dos Estados Unidos na década de 1950. Menos de duas décadas depois, possivelmente por conta da dificuldade em manter o veículo, ele foi descontinuado e vários dos modelos tiveram as peças reutilizadas, exceto algumas unidades, que hoje são considerados sucata.

LeTourneau TC-497 Mk II
LeTourneau TC-497 Mk II
5 - Iveco Trakker 410T48
  •     Altura: 3,13 metros
  •     Comprimento: 9,47 metros
  •     Carga máxima: 176 t
  •     Velocidade máxima: 109 km/h
Apesar de não chegar nem perto dos gigantes mostrados aqui (compare as medidas para ver como ele é "nanico" em comparação aos recordistas mostrados anteriormente), trata-se do maior caminhão do Brasil. Esse veículo de estilo plataforma foi baseado em um modelo que chegou a vencer o Rali Dakar 2012 e possui um motor de 480 cv.

A economia de combustível também é um grande destaque do modelo. Além de ser bastante utilizado no país, o Iveco Trakker é estrela de feiras de agronegócio e caminhões.

Iveco Trakker 410T48
Iveco Trakker 410T48

6 - Liebherr LTM 11200-9.1
  •     Altura: 4,42 metros
  •     Comprimento: 18,3 metros
  •     Velocidade de trânsito: 75 km/h
  •     Peso: 96 t
O mais potente caminhão-guindaste móvel sobre pneus tem a maior lança telescópica do mercado, formada por oito elementos e que atinge mais de 100 metros. Ele é capaz de levantar até 1,2 mil toneladas – 12 baleias adultas ao mesmo tempo, para efeitos de comparação.

Esse gigante roda incompleto pelas estradas até chegar à obra solicitada: algumas de suas peças são transportadas separadamente para que ele não tombe ou ande devagar demais. Ao todo, ele custa cerca de US$ 10 milhões.

Liebherr LTM 11200-9.1
Liebherr LTM 11200-9.1
Liebherr LTM 11200-9.1
Liebherr LTM 11200-9.1
7 - Western Star Centipede
  •     Comprimento: 55 metros
  •     Velocidade máxima: 64 km/h
A fabricante australiana Western Star é a responsável por caminhões ameaçadores, como esse modelo que usa seis carretas e 110 pneus. São 24 marchas ao todo, sendo duas de ré. O motor é da já citada Caterpillar e ele é usado para transportar materiais em minas de zinco. Um sensor no painel do motorista avisa no caso de algum acidente com as últimas carretas do comboio, que não são visualizadas pelo retrovisor.  

Western Star Centipede
Western Star Centipede

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem