Entendendo os Efeitos do Sarin, Arma Química Usada na Síria

Entendendo os Efeitos do Sarin, Arma Química Usada na Síria

Entendendo os Efeitos do Sarin, Arma Química Usada na Síria
O gás sarin foi utilizado como a arma química nos ataques ocorridos na Síria, segundo consta o  governo dos EUA, causa uma série de efeitos em pessoas expostas a pequenas doses - náusea, vômitos, dor de cabeça, dor nos olhos e diarreia são alguns, diz um documento do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), divulgado em seu site.

A exposição a grandes doses da substância costuma causar convulsões, perda da consciência, paralisia e insuficiência respiratória, que pode levar à morte, afirma o órgão do governo americano. As informações constam na seção de "Preparação para Emergências" do CDC.

O sarin é obtido em laboratório na forma líquida mas se vaporiza facilmente. Ele atua sobre o sistema nervoso e é uma substância volátil, incolor, sem cheiro e sem gosto. Em geral ele é empregado em ataques químicos na forma de gás, mas também tem efeitos prejudiciais ao organismo na forma líquida.

O sarin usado como arma é banido pela Convenção de Armas Químicas, assinada em 1993. hoje são signatários do documento que proíbe o uso das armas 188 países - a Síria é uma das cinco nações que não participa do acordo.
Forma de gás
A forma de gás é a com maior potencial para causar danos, já que se espalha rapidamente pelo ambiente e é mais pesada que o ar, podendo atingir áreas baixas (como estações de metrô ou andares subterrâneos de prédios) e causar efeitos nas vítimas em segundos.

"A extensão do envenenamento causado pelo sarin depende da quantidade da substância a que uma pessoa foi exposta, como ela foi exposta e o tempo de exposição", afirma o CDC. Além de se espalhar no ar, a arma química pode contaminar água, comida e a superfície de objetos.

Ataque no Japão

O sarin, também conhecido pela sigla GB, foi utilizado em dois ataques terroristas no Japão, em 1994 e 1995. Ele foi originalmente desenvolvido na Alemanha como um pesticida, em 1938, e pode ser produzido somente em laboratório, não sendo encontrado na natureza.

"Todos os agentes nervosos causam efeitos tóxicos por inibir a atuação de uma enzima que age como o 'botão de desligar' do corpo para as glândulas e músculos. Sem esse 'botão de desligar', as glândulas e músculos do organismo ficam em estímulo constante", afirma o boletim do CDC. "Pessoas expostas podem sentir muito cansaço e não serem capazes de continuar a respirar."

A exposição ao sarin pode ocorrer tanto no contato com a pele quanto dos olhos, e também com a inalação do gás no ar. O sarin também causa suor excessivo, dor no peito, respiração acelerada, confusão e fraqueza. "Pessoas expostas ao sarin podem não saber que estão sob o efeito do gás porque ele não tem cheiro", aponta o CDC.

A exposição da vítima ao sarin na forma de gás faz os sintomas aparecerem em segundos. No caso de pessoas expostas ao sarin líquido, os efeitos podem demorar alguns minutos e até horas para aparecerem.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem