Descoberta da Grande Cidade Maia de 600 D.C.

Descoberta da Grande Cidade Maia de 600 D.C.

Descoberta da Grande Cidade Maia de 600 D.C.

Arqueólogos descobriram uma grande cidade maia que, ao longo dos séculos, permaneceu escondida na selva da Reserva da Biosfera do norte de Calakmul. De acordo com o pesquisador chefe, a cidade faz parte de uma área de mais de 3.000 quilômetros quadrados, localizados entre o Rio Bec e Chenes, uma área que tem se mantido como um "branco total no mapa arqueológico da civilização maia". Na imagem, a estela 18, no Complexo Sudeste, que data de 600 a 900 DC

Batizada de Chactún, "Piedra Roja" (Pedra Vermelha) ou "Piedra Grande" (Pedra Grande), a cidade Maia encontrada ao norte da Reserva da Biosfera de Calakmul, na península de Yucatán, no México, teve seu esplendor entre 600 e 900 D.C. Na imagem, a estela 1, no Complexo Oeste. Estelas são pedras verticais monolítica que recebem inscrições ou esculturas

Arqueólogo Ivan Sprajc encabeça a equipe de arqueólogos que descobriram uma das maiores cidades maias da região de Campeche no México. A área tem 220 mil metros quadrados e conta com vários monumentos, pelo menos uma dezena deles com inscrições.

O local é composto por três complexos monumentais. O Oeste, que abrange uma área de mais de 11 hectares, enquanto o Sudeste e o Nordeste tem mais ou menos o mesmo tamanho.
Os espaços estão espalhados por numerosas estruturas piramidais, palacianas, incluindo dois campos de futebol, pátios, praças, monumentos esculpidos e áreas residenciais. Enquanto a pirâmide mais alta, 23 metros de altura, está localizado no Complexo Oeste, o mais impressionante do lugar são os muitos edifícios de construção.

Descoberta da Grande Cidade Maia de 600 D.C.
Descoberta da Grande Cidade Maia de 600 D.C.

São as estelas e altares, alguns dos quais ainda com estuque, que melhor refletem o esplendor da cidade, o chamado clássico tardio (600-900 DC).

As cidades maias como Calakmul, Becán e El Palmar -- destaca-se pela grande quantidade de altares e estelas, que combinam inscrições gravadas com outras com estuque pintado, uma característica pouco comum a estes monumentos

A antiga metrópole maia é um dos 80 locais que foram identificados pelo Projeto de Pesquisa Arqueológica na região Sudeste do Campeche, que começou em 1996. A localização destes locais foi baseada principalmente no reconhecimento por fotografia aérea em larga escala.

A partir da estrada que leva à cidade de Xpujil desde Hopelchén são 16 quilômetros. Para chegar ao acampamento, onde a equipe de arqueólogos dorme, leva-se duas horas na floresta tropical. A estrada é transitável apenas com veículos quatro rodas e é preciso cortar a vegetação que fecha o caminho com frequência.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem