Justiça dos Estados Unidos Autoriza Fotos da Boneca Barbie Nua

Justiça dos Estados Unidos Autoriza Fotos da Boneca Barbie Nua

Justiça dos Estados Unidos Autoriza Fotos da Boneca Barbie NuaUma corte federal dos Estados Unidos garantiu nesta segunda-feira o direito de um artista de do Estado de Utah de produzir fotos da boneca Barbie nua e sendo ameaçada por utensílios de cozinha.

Julgando que a imagem das bonecas Barbie é "propícia a comentários sociais", um conselho de três juízes da Nona Corte de Apelação rejeitou um pedido da fabricante Mattel Inc.'s para restringir o trabalho do artista.

A corte se baseou na Primeira Emenda da Constituição, ao sustentar que o fato se caracteriza como crítica social. Uma decisão favorável similar ocorreu em 2001, quando a Forsythe pôde produzir fotos da boneca em perigo, nua e atacada por utensílios domésticos.

A Mattel argumentou que as fotos infringiam seus direitos autorais. Forsythe utilizou as bonecas Barbie em absurdas poses e muitas vezes em posições sexuais para as suas fotos da série "Cadeia Alimentar Barbie".

O artista argumentou que a série, que incluía fotos da Barbie enrolada em tortilhas, buscava criticar a "coisificação das mulheres" e o "mito da beleza" associado à boneca.

"Barbie é o mais duradouros desses produtos que alimentam as inseguranças de nossa cultura de consumo obcecada por perfeição e beleza", disse o artista.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem