ESTADOS UNIDOS EM ALERTA PARA INVASÃO DE PATINHOS DE BORRACHA

Tags

Alerta laranja nos Estados Unidos! Mas não é para ataques terroristas, mas sim para uma onde de ataque animal. Aproxima-se da costa da Nova Inglaterra, uma maré de patinhos e outros brinquedos de borracha. A jornada desse fenômeno nada natural, de acordo com a Globonews, dura mais de uma década, por três oceanos. Os 29 mil patinhos, sapinhos, tartarugas e esquilos "vazaram" de um navio de carga que viajava da China para Seattle, nos EUA, em 1992.

A comunidade científica não deixou o episódio passar em branco e, acompanhando a jornada, revelou que os brinquedos deram informações preciosas sobre correntes de superfície. Ambientalistas, porém, chamam atenção para outra lição: a do risco do tráfego de navios com pilhas cada vez mais altas de contêineres e sem a segurança necessária. Por ano, 10 mil contêineres caem no mar. Em um terço dos casos, a carga não é inofensiva como patinhos de borracha.

Os patinhos de borracha viajaram pelo Pacífico, alcançaram o Mar de Bering, atravessaram o estreito que separa Ásia e América em 1995, entraram no Oceano Atlântico, passa perto da Islândia em 2000 e, em 2001, cruzaram a área onde o Titanic afundou.