Holografia e o Método de Dennis Garbor


Holografia e o Método de Dennis Garbor

Holografia e o Método de Dennis Garbor
Holografia
Holografia é uma forma de visualizar ou projetar imagens em três dimensões. É utilizada pela física como técnica fotográfica a partir de 1948, desde que seu método foi introduzido pelo húngaro Dennis Gabor, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1971.

Dentro da neurociência há, também, uma definição, na qual a visão é uma projeção holográfica(tridimensional) do mundo, já que o que é visualizado se forma depois de uma minuciosa elaboração em uma região específica do cérebro, o córtex visual.

Método de Dennis Garbor
Este método não usa lentes e sim raio laser para captar a imagem, divide-se o laser em dois feixes: o primeiro é refletido pelo objeto antes de atingir o filme fotográfico; o outro, incide diretamente sobre o filme. No percurso, os dois feixes cruzam-se e as ondas de luz interferem umas nas outras. Onde as cristas das ondas se encontram, forma-se luz mais intensa; onde uma crista de um feixe encontra o intervalo de onda de outro, forma-se uma região escura. Esta sobreposição é possível porque o laser se propaga através de ondas paralelas e igualmente espaçadas. O filme revelado ainda não mostra uma imagem. Aplica-se novamente o laser sobre a chapa fotográfica e o resultado é o holograma, uma imagem que pode ser vista de vários ângulos como se fosse de fato tridimensional.

A holografia é usada na pesquisa científica (localiza deformações em objetos sólidos), na indústria (identifica objetos para evitar falsificações) e nas artes plásticas. Ainda uma novidade como forma de expressão artística, já destacou alguns artistas plásticos, como a inglesa Margaret Benyon, os norte-americanos Harriet Casdin e Rudie Berkhout, os brasileiros Haroldo e Augusto de Campos e a japonesa Setsuko Ishii.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem