Regiões Geográficas do Brasil

Regiões Geográficas do Brasil  

Regiões Geográficas do Brasil  Região Norte: Composta pelos Estados de Rondônia, Tocantins, Pará, Acre, Amapá, Roraima e Amazonas.

O folclore e a culinária Amazônica com seus produtos regionais também oferecem atrações especiais: Parintins, o festival folclórico Boi Bumba no mês de junho, desperta paixão em cores distintas dos grupos “caprichoso” e “garantido”. Em Manaus, capital do Estado do Amazonas, poderá também conhecer o Teatro Amazonas, construído no século XIX, durante a época áurea da borracha. O colorido da arte indígena, e a ilha de Marajó, conhecida pelo fenômeno da Pororoca, encontro do rio Amazonas com o Oceano Atlântico. Outra atração Amazônica, consiste em andar de barco pelos rios Negro e Amazonas, sobretudo na área onde se verifica o encontro das águas dos rios de cores diferentes. Outro ponto de interesse são as piscinas naturais de Turumã. A melhor época para pesca é período de setembro a novembro. A caminhada ecológica marca dos festejos no Amapá, realizadas pelos fabricantes da vila, tem por objetivo incrementar o turismo cultural e ecoturismo e turismo religioso. Entre as festas populares, as mais importantes são festa de São Benedito, a festa de São Roque, a festa do Divino, a alumiação e a Festa dos Reis.

Região Sudeste: Composta pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mina Regais.

Festas populares: carnaval, no Rio de janeiro; festas religiosas e procissões em Minas Gerais; reisado, como a Festa de Peão de Boiadeiro, em Barretos (SP);

Dança: fandango, folia de reis, catira, batuque, samba, Moçambique, caboclinhos e caiapó;

Lendas: do Lobisomem, da Mula-sem-cabeça, da iara, da Lagoa Santa.

Pratos típicos: tutu de feijão, feijoada, pinhão, feijão tropeiro, peixes, ostras virado à paulista. No artesanato, destacam-se os trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados, redes, trabalhos em cerâmica, argila, cipó, taquara, conchas do mar, tricô, crochê e cristais.

Região Nordeste: Composta pelos Estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe.

Culinária: buchada feita de sangue e miúdo de carneiro, tapioca, coco, óleo de babaçu, acarajé, camarão, feijão preto, carne de sol, caldo de cana, rapadura, pimenta, sarapatel e vatapá,

Turismo: Praias; parques nacionais; museus afro-brasileiros, arqueológicos e etnológicos; igrejas, conventos, fortes e palácios antigos; grutas e lagoas.

Folclore: Festa do Divino, Festas Juninas, Tambor de Crioula, bumba meu boi, Festa do Senhor do Bonfim e a Chegança.

Região Sul: Composta pelos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Culinária: o barreado (prato a base de carne cozida em panela de barro até derreter), churrasco, acaçá (Bolo de fubá de milho ou arroz cozido com aguá e sal até ficar gelatinoso), alambica (jerimum cozido com toucinho), aritica (feijão com rapadura) e bijajica ( bolino feito de polvilho, ovos e açúcar, frito com banha.

Turismo: Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu, com sua reserva florestal, igrejas e museus no Paraná. Forte dos Reis Magos, Museu de Arte Popular, praias, igrejas e capelas no Rio Grande do Sul.

Folclore: Festas do Senhor Jesus dos Passos, de São Sebastião, Divino Espírito Santo; danças jardineira e do pezinho.

Região Centro-Oeste: Composta pelo Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem