Ada Lovelace | Cientista Inglesa

Ada Lovelace | Cientista Inglesa

Ada Lovelace  | Cientista InglesaAda Augusta Byron King, Condessa de Lovelace (10 de Dezembro de 1815 - 27 de Novembro de 1852) é principalmente conhecida por ter escrito um programa que poderia utilizar a máquina analítica de Charles Babbage.

Lady Lovelace, única filha legítima do poeta britânico Lord Byron e sua esposa, Annabella, é reconhecida como a primeira programadora de toda a história.

Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.

Casada aos 20 anos, assumiu o nome do marido e o título de condessa tornando-se a Condessa de Lovelace, a Sra. Augusta Ada King. E com o nome de Ada Lovelace entrou para a história como a primeira mulher programadora.

Durante um perído de 9 meses entre os anos de 1842 e 1843, a Sra. Lovelace criou um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernoulli usando a máquina analítica de Charles Babbage.

Ada foi uma das poucas pessoas que realmente entendeu os conceitos envolvidos no projeto de Babbage e durante o processo de tradução de um paper italiano sobre o projeto de Babagge incluíu algumas notas de tradução que constituem o primeiro programa escrito na história da humanidade.

Em 1980, o Departamento de Defesa dos EUA registrou a linguagem de programação ADA, em sua homenagem.

Ada Faleceu aos 36 anos de câncer no útero deixando dois filhos e uma filha. Em 1953, quase cem anos depois da sua morte a máquina analítica de Babbage foi redescoberta e seu projeto e as notas de Ada entraram para história como o primeiro computado e software respectivamente.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem