SUDÃO DO SUL OU SUDÃO MERIDIONAL

SUDÃO DO SUL OU SUDÃO MERIDIONAL

Sudão do Sul ou Sudão Meridional, oficialmente Governo Autônomo do Sudão Meridional é uma região autônoma do Sudão, composta por dez estados deste país. O governo sudanês concordou em dar autonomia a região através do tratado de Naivasha, assinado em 9 de janeiro de 2005 em Nairóbi, Quênia, com o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA/M), na tentativa de colocar um fim na segunda guerra civil sudanesa.

Além da divisa com o Sudão ao norte, o Sudão do Sul faz fronteira a leste com a Etiópia, ao sul com o Quênia, Uganda e República Democrática do Congo e a oeste com a República Centro Africana.

O Sudão do Sul, também chamado de Novo Sudão, possui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, a capital, que é também a maior cidade, considerando a população estimada.

No Sudão do Sul estão 75% das reservas de petróleo do país, localizadas sobretudo na região de Abyei. Porém, é no norte que se encontram os oleodutos e os portos.

O referendo da independência
A Constituição Interina do Sudão do Sul foi assinada em 5 de dezembro de 2005, e previu para 2011 a realização de um referendo onde o povo da região decidirá pela manutenção da autonomia regional estabelecida no tratado de Naivasha, da constituição interina do Sudão do Sul e da constituição nacional interina da República do Sudão de 2005, ou pela independência.

SUDÃO DO SUL OU SUDÃO MERIDIONAL

Fonte: Mega Times e Klima Naturali
Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Posts Relacionados