Sudão do Sul ou Sudão Meridional

Sudão do Sul ou Sudão Meridional

Sudão do Sul ou Sudão MeridionalSudão do Sul ou Sudão MeridionalSudão do Sul ou Sudão Meridional

Sudão do Sul ou Sudão Meridional, oficialmente Governo Autônomo do Sudão Meridional é uma região autônoma do Sudão, composta por dez estados deste país. O governo sudanês concordou em dar autonomia a região através do tratado de Naivasha, assinado em 9 de janeiro de 2005 em Nairóbi, Quênia, com o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA/M), na tentativa de colocar um fim na segunda guerra civil sudanesa.

Além da divisa com o Sudão ao norte, o Sudão do Sul faz fronteira a leste com a Etiópia, ao sul com o Quênia, Uganda e República Democrática do Congo e a oeste com a República Centro Africana.

O Sudão do Sul, também chamado de Novo Sudão, possui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, a capital, que é também a maior cidade, considerando a população estimada.

No Sudão do Sul estão 75% das reservas de petróleo do país, localizadas sobretudo na região de Abyei. Porém, é no norte que se encontram os oleodutos e os portos.

O Referendo da Independência
A Constituição Interina do Sudão do Sul foi assinada em 5 de dezembro de 2005, e previu para 2011 a realização de um referendo onde o povo da região decidirá pela manutenção da autonomia regional estabelecida no tratado de Naivasha, da constituição interina do Sudão do Sul e da constituição nacional interina da República do Sudão de 2005, ou pela independência.

Postagem Anterior Próxima Postagem