Colorado do Oeste | Rondônia

Colorado do Oeste | Rondônia

Colorado do Oeste | Rondônia
O município está situado na porção sul do Estado de Rondônia, entre as coordenadas geográficas de 13º sul e 60º oeste. Possui área física de 1.451,06 Km² tendo como vizinhos, ao norte Vilhena; ao sul Cabixi; ao oeste Cerejeiras, ao Noroeste Corumbiara e ao Leste o Estado de Mato Grasso.

História de Colorado do Oeste
Com o fluxo migratório em grande escala para o Território Federal de Rondônia, no início da decada de setenta, migrantes originários da região sul do país ocuparam desordenadamente a região entre a cidade de Vilhena e o Rio Guaporé, obrigando o INCRA/RO a implantar, em 1975, o Projeto Integrado de Colonização Colorado, depois denominado Paulo Assis Ribeiro (PIC-PAR) e que teve sua sede estabelecida no núcleo de apoio rural que deu origem a cidade de Colorado do Oeste. A sede administrativa do Projeto transformou-se em pólo comercial com grande raio de influência e importância econômica, sendo o centro de comercialização e abastecimento das propriedades agropastoris de uma vasta área rural. Pelo desenvolvimento sócio-econômico alcançado, foi elevado em 1981 à categoria de município, com área desmembrada do município de Vilhena, recebendo em seu nome o acréscimo da expressão “do Oeste”, devido à existência de outros dois municípios com nome idêntico, um no Estado do Rio Grande do Sul e outro no Estado do Paraná. A denominação veio do nome Rio Colorado ou Vermelho, de águas barrentas causadas pela terra roxa da região e que é o principal rio da micro bacia local.

Segundo a nomenclatura de relevo estabelecida por Jurandir L. Ross (1998), as terras do município situam-se sobre duas unidades de relevo: o Planalto dos Parecis, onde é possível encontrar basaltos e diabásios intercalados com arenitos e outros tipos de rochas, formando patamar rebaixado limitado por escarpas estruturais e a Depressão do Guaporé, onde os processos de erosão truncaram indistintamente, litologias do Pré-cambriano ao Carbonífero.

Na área do município e seus vizinhos são encontrados os solos mais férteis de todo o Estado, o solo de terra roxa, provenientes da decomposição basáltica, o que torna a região de alto poder agricultável.

O clima da região é o AW (equatorial) quente e úmido com estiagem durante os meses junho, julho e agosto. Apresenta temperaturas médias anuais de 24ºC e máximas de 36ºC.

Segundo o IBGE a região apresenta uma população absoluta de 17.644 habitantes , em sua maioria oriunda da região sul do país e que levaram para a região seu modo de vida e produção do espaço geográfico. Dessa população 28,07% encontra-se no limite do índice da pobreza, apesar de o IBGE apresentar para o município um PIB per capta de R$ 7. 784,00 (2006). Tal disparidade se dá em virtude da elevada concentração de renda tornado-a má distribuída. A partir dessa análise o município é considerado pobre.

Colorado do Oeste tem economia baseada no setor de serviços e atividades agropecuárias, merecendo destaque para pequenas e médias propriedades. Conforme o Censo Agropecuário 2006 (IBGE), existem no município 1.608 propriedades, em sua maioria no padrão 100 ou 50 hectares ocupando um total de 128.090 hectares.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem