Dia da Cultura

Dia da Cultura

Dia da Cultura
Esta data é dedicada à comemoração da cultura brasileira. A escolha desta data se prende por ser o dia do nascimento da grande figura das letras, Rui Barbosa, que é sem duvida a grande expressão da nossa cultura. A palavra cultura vem do latim “colore” que significa cultivar, estando, portanto, esta palavra originalmente ligada às atividades agrícolas. Por isso é que se pode falar em “cultura do café, da cana”; e de outros produtos agrícolas. Estas ultimas expressões despertam imediatamente a idéia de um trabalho inicial que consiste no preparo adequado da terra, para possibilitar, depois, o plantio, em época apropriada.

Em um sentido diferente, no sentido espiritual “cultura” significa o desenvolvimento e aprimoramento das diversas qualidades que devem adornar o espírito do homem. Assim entendida, a cultura somente pode ser adquirida através de um trabalho continuo, representado pelo estudo e pela meditação.

Tanto mais culta será a pessoa quando mais ampla for sua instrução e fineza de seu espírito. Todo o patrimônio dos conhecimentos humanos e toda a experiência realizada pelo homem constituem a cultura. Ela é sem duvida o fruto do trabalho da existência inteira, pois, que a cada dia da vida, algo de novo a ela acresce, tornando-a maior e mais rica.

A cultura no sentido técnico significa as múltiplas manifestações da atividade humana, ou seja, existe nas coisas que foram criadas ou produzidas pelo homem, exatamente por isso, é que podemos dizer todos os povos, ainda os mais primitivos e atrasados, tem sempre a sua cultura: Ela apresenta-se através de seus instrumentos de trabalho, utensílios domésticos, criações artísticas, concepções religiosas e morais, nos seus costumes e tradições.

Todo povo tem sua cultura, que lhe é própria, que caracteriza seu modo de ser e define seus ideais. A cultura brasileira foi constituída por todos os valores que foram sendo criados ao longo de nossa historia que nos seus cinco séculos de vida, formou um vasto patrimônio ao qual se incorpora tudo aquilo que temos de valioso. Na sua constituição entrara em característica das três raças: branca, negra e indígena, que deu origem a uma infinidade de manifestações culturais.

Nos engenhos primitivos, nos trabalhos de garimpos, nas primeiras fazendas de cana ou café, essa cultura foi tomando forma, enriquecendo-se ainda mais com as tradições simples do nosso povo, com as orações dos escravos, com as devoções próprias dos portugueses, ganhando novas dimensões com o estudo de nossa gente nas primeiras escolas dos jesuítas e, mais tarde, com o impulso dado às letras em virtude da transferência da corte para o Rio de janeiro, enriqueceu-se ainda mais com a inspiração de nossos poetas, com a erudição de nossos escritores, desde os romancistas cheios de imaginações até os jornalistas de ideal político, social-abolicionista.

Esta cultura esteve sempre também nas pesquisas e descobertas de nossos cientistas. Temos ainda a considerar que a cultura brasileira recebeu preciosa contribuição de varias correntes migratórias que, transpondo continentes e oceanos canalizaram para o nosso pais milhares de famílias de variadas procedências. Elas nos trouxeram a eficiência de seu trabalho, o colorido de suas tradições nacionais, as características próprias de sua raça, contribuindo desta forma para a nossa cultura atual.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem