Big Hole | Os Diamantes Fantasmas de Kimberley na África do Sul

Big Hole | Os Diamantes Fantasmas de Kimberley na África do Sul

Big Hole | Os Diamantes Fantasmas de Kimberley na África do Sul
Big Hole | Os Diamantes Fantasmas de Kimberley na África do Sul

Big Hole escavada por 50 mil pessoas entre os anos de 1871 e 1914


A cidade de Kimberley, capital da província do Cabo Setentrional, foi fundada e desenvolvida em torno da riqueza obtida com a descoberta de diamantes. Por aqui, a pedra mais valiosa do mundo enriqueceu muita gente e devido ao valor da terra, batalhas entre ingleses e bôeres foram travadas. Em Kimberley está o famoso Big Hole, tida como a maior escavação feita apenas pelas mãos do homem. O local hoje está desativado e atrai turistas que se impressionam com o tamanho da cratera de 214 metros de altura e perímetro de 1,5km.

Mas não foi apenas na II Guerra dos Bôeres que pessoas foram mortas. O próprio trabalho pesado na mina onde hoje está o Big Hole deixou suas vítimas. Atendentes da atração turística dizem que milhares de trabalhadores perderam a vida na busca pelos diamantes. O que, segundo as lendas locais, faz da mina aberta uma grande tumba repleta de fantasmas.

- É possível ouvi-los de noite. As portas se abrem, se fecham e quando procuramos por alguém não tem ninguém - diz o segurança Colin Carey.

- Cerca de 50 mil pessoas ajudaram a cavar esse buraco porque queriam os diamantes. Os que morreram ficaram com o coração frio e duro, como a pedra. E hoje eles estão por aí, circulando - garante uma atendende do caixa.

Na loja do ponto turístico há, inclusive, um DVD contando as histórias fantasmagóricas do local. A vendedora encoraja os visitantes a fazer um tal 'ghost experience' (experiência fantasmagórica) em uma biblioteca da cidade de Kimberley. Algo com total cara de filme de terror.

Melhor ficar apenas no Big Hole. Além da plataforma que dá visão panorâmica à mina aberta, o turismo no local inclui um filme (não de terror) sobre a história da cidade e das escavações, um tour guiado por um pequeno museu, no qual estão expostas algumas réplicas de diamantes descobertos no Big Hole, e um passeio pela vila cenográfica, que retrata a vida e os costumes dos que se mudaram para Kimberley em busca do enriquecimento.

De 1871, quando tiveram início as escavações, a 1914, quando não havia mais como explorar o local, foram extraídos 2.722 quilos de diamantes.

Quem quiser conhecer o complexo turístico do Big Hole, aí vão as informações: fica na Tucker Street, em Kimberley. O telefone é o 053 830 4417 e o e-mail para agendar visitas é info@thebighole.co.za.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem