2009: 40 ANOS DO HOMEM DA LUA

Para celebrar o 40º aniversário da chegada do Homem à Lua, foi criado o site http://wechoosethemoon.org (Nós escolhemos a Lua), uma recriação interativa em tempo real da missão Apollo 11. É a comemoração de um sonho do presidente americano John Fitzgerald Kennedy que se tornou realidade.

O site se divide em 11 estágios. Clique em "Mission Tracker" para ver onde você está, e no contador de tempo para ver quando o próximo estágio irá começar. Alguns "hotspots", identificados por pequenos ícones clicáveis azuis, permitem ouvir depoimentos e ver imagens e vídeos arquivados. É possível seguir os astronautas no Twitter e compartilhar o site em sua rede social preferida. Clicando em "Change View" pode-se ver a plataforma de lançamento de quatro ângulos, um de cada vez.

A chegada à Lua se dará em 20 de julho. Até esse dia o site irá acompanhando cronologicamente os acontecimentos, ou seja, você não poderá "se adiantar" no tempo. Terá que seguir conforme o ritmo dos acontecimentos. Porém, depois de 20 de julho, será possível examinar o conteúdo na cadência que você quiser, à vontade. A melhor maneira de curtir o site é em tela cheia (fullscreen) e, se você é bamba em inglês, aproveite que os astronautas têm muito a dizer. Aumente o volume.

Uma boa idéia é ir desde já se ambientando no site, conhecendo onde clicar e o que acontece quando se clica. No momento estamos no estágio 1, a fase de pré-lançamento. No instante em que escrevo este post, faltam pouco mais de 70 horas para o estágio 2, quando o foguete será lançando em Cabo Canaveral. O site é uma iniciativa da Biblioteca & Museu Presidencial John F. Kennedy. Foi construído e é hospedado pelo AOL.
Fonte: O Globo